Fratura do úmero distal
É a fratura que acomete o úmero na região do cotovelo
A fratura do úmero distal, assim como as outras fraturas, é decorrentes de traumas, normalment mais leves em idosos e mais intensos em jovens.
Por se tratar de região articular o úmero distal faz parte da articulação do cotovelo), é fratura de díficil tratamento, onde é preconizado o que chamamos de redução absoluta da fratura (alinhamento e montagem da fratura exatamente igual ao que era antes do trauma).
O tratamento conservador é o de exclusão, reservado para pacientes com comorbidades que contraindiquem o tratamento cirurgico.
A escolha é a cirurgia, visando a fixação com alinhamento satisfatório da fratura. Colocam-se placas pré-moldadas e bloqueadas, específicas para essa região de osso curvo, fixadas por parafusos. A incisão normalmente é realizada posterior ao cotovelo.Algumas vezes é necessária uma osteotomia do olécrano - região proximal da ulna - para melhor visualização dos fragmentos.
Essencial a obtenção de uma fixação rígida para uma reabilitação precoce. Normalmente os exercicios são iniciados conforme melhora da dor do cotovelo, minimizando a chance de rigidez local.