Capsulite Adesiva
O ombro congelado
A capsulite adesiva é uma doença localizada no ombro, popularmente conhecida como "ombro congelado", e é caracterizada por dor e rigidez nessa articulação.
De etiologia ainda desconhecida, pode surgir após traumas, imobilizações ou acontecer de maneira insidiosa.
Acomete normalmente mulheres entre 40 e 60 anos de idade, mas homens de qualquer idade também podem desenvolver essa doença.
Tem forte associação com Diabetes Mellitus e também se relaciona com doenças da tireoide.
Normalmente inicia-se com dor leve, evoluindo em seguida para dor forte de grande intensidade. Com a progressiva diminuição da dor, ocorre rigidez articular e limitação nos movimentos . Na sua última fase, vê-se o retorno progressivo dos movimentos. Geralmente a história da doença dura de 1 a 3 anos.
O diagnóstico é feito pelo histórico completo e um bom exame físico do paciente, e a ressonância pode auxiliar.
O tratamento inicial de escolha é o conservador. Utiliza-se medicações analgésicas e anti-inflamatórias, associadas a tratamento fisioterápico especifico para cada fase da doença e acupuntura. Pode-se lançar mão de infiltrações intra-articulares e bloqueios do nervo supraescapular. Em casos de falha, a cirurgia pode ser necessária: por via artroscópica realiza-se a liberação da cápsula, seguida de manipulação da articulação do ombro.